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Diagnóstico de velas de ignição

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Aprenda a diagnosticar o estado do seu motor observando a vela!

Você sabia que alguns dos problemas do motor podem ser identificados por um simples exame do estado das velas? Pois é isso mesmo, nesta matéria abordaremos as velas, um item vital mas que poucas pessoas verificam. Pelo aspecto e cor das velas é possível descobrir se seu motor está funcionando em perfeitas condições ou se está acontecendo algo de errado.

 

Existem diversos tipos de velas, cada qual servindo a um determinado tipo de motor, já que de um para outro existem diferentes roscas de cabeçote, grau térmico, etc. A seguir darei algumas dicas e as prováveis causas do que está acontecendo com seu motor.

 

 

RESÍDUOS DE IMPUREZAS

 

Problema - O motor falha em altas rotações ou em razão de sobre cargas elevadas.

 

Aspecto da vela - Resíduos de coloração avermelhada, marrom, amarela, verde e branca incrustados no bico isolador e nos eletrodos.

 

Causas - Impurezas ou aditivos (chumbo tetra-etílico e outros) na gasolina ou no óleo, que não são queimados totalmente, depositam-se na ponta ignífera das velas. Em altas temperaturas, esses depósitos tornam-se condutores elétricos e provocam falhas no centelhamento.

 

Solução - As incrustações nesse caso podem ser facilmente removidas. Se a vela estiver em boas condições, pode ser usada novamente, após a devida limpeza. Em caso de resíduo de chumbo substituir a vela.

 

RESÍDUOS DE CARVÃO

 

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

 

Aspecto da vela - Ponta da vela totalmente coberta por resíduos de carvão.

 

Causas

1 - Ignição atrasada.

 

2 - Mistura ar/gasolina demasiadamente rica.

 

3 - Filtro de ar obstruído.

 

4 - Deficiência de energia para ignição.

 

5 - Uso excessivo do afogador.

 

6 - Funcionamento do motor em marcha lenta, ou baixa velocidade durante longo tempo.

 

7 - Vela de ignição muito fria.

 

Soluções

Causas 1 a 6 - Fazer as regulagens necessárias.

 

Causa 7 - Substituir as velas por tipo correto (procure no manual da sua moto ou em uma tabela de velas atualizada).

 

 

CARBONIZAÇÃO HÚMIDA

 

Problema - Dificuldade na partida. O motor falha em marcha lenta.

 

Aspecto da vela - A ponta da vela apresenta um brilho oleoso, úmido e preto.

 

Causas

Anéis do pistão ou cilindro desgastados.

 

Falta do assentamento do pistão/anéis/cilindro. Principalmente em motores retificados.

 

Se o motor for 2 tempos, a proporção óleo/combustível está muito alta.

 

Soluções

Substituir os anéis ou retificar os cilindros.

 

Revisar o estado dos pistões, anéis e cilindro.

 

Corrigir a proporção óleo/combustível.

 

ENCHARCAMENTO

 

Problema - Dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor.

 

Aspecto da vela - Ponta da vela encharcada de combustível.

 

Causas - Motor afogado, problemas na carburação, umidade ou água no sistema de alimentação ou no combustível, folga dos eletrodos fora do padrão, problemas no sistema de ignição.

 

Solução - Verificar e corrigir a anormalidade, se as velas estiverem em boas condições efetuar uma boa secagem e regular as folgas dos eletrodos dentro das especificações.

 

SUPERAQUECIMENTO

 

Problema - O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com cargas elevadas.

 

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se esbranquiçado com grânulos na superfície.

 

Causas

1 - Ponto de ignição adiantado.

 

2 - Mistura ar/combustível muito pobre.

 

3 - Deficiência no resfriamento do motor.

 

4 - Aperto insuficiente de vela.

 

5 - Combustível com baixa octanagem.

 

6 - Vela de ignição muito quente.

 

Soluções

Causas 1 a 4 - Efetuar as regulagens necessárias.

 

Causa 5 - Utilizar combustível adequado ao motor.

 

Causa 6 - Substituir as velas por tipo correto.

 

ISOLADOR QUEBRADO

 

Problema - Falha e baixo desempenho do motor.

 

Aspecto da vela - O bico isolador apresenta-se quebrado ou trincado.

 

Causas - É causada normalmente pela expansão térmica ou choque térmicos, originados por aquecimento e resfriamento brusco ou pelo choque mecânico da detonação (batida de pino). Uso de ferramenta inadequada para a calibragem da folga.

 

Soluções - Evitar sobrecarga na moto e revisar a regulagem do motor. Utilizar calibrador adequado.

 

PRÉ-IGNIÇÃO

 

Problema - Há grande perda de potência no motor. A temperatura na câmara de combustão sobe rapidamente causando danos no pistão.

 

Aspecto da vela - Eletrodos fundidos. Nos casos extremos, o eletrodo desaparece completamente na ponta ignífera, ocorrendo também a fusão do isolador.

 

Causas

1 - Ignição excessivamente adiantada.

 

2 - Deficiência no resfriamento do motor.

 

3 - Resíduos de impurezas superaquecidos na câmara de combustão.

 

4 - Vela de ignição muito quente.

 

Soluções

Causas 1 e 2 - Regular o ponto de ignição e revisar o sistema de arrefecimento do motor.

 

Causa 3 - Remover todos os resíduos de impurezas que se acharem incrustados na câmara de combustão.

 

Causa 4 - Substituir as velas por tipo correto.

 

MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES

 

Aspecto da vela - Com depósitos de coloração marrom, marrom claro, cinza ou cinza claro.

 

Causas - A vela está cumprindo normalmente sua função e o motor apresenta desempenho e consumo de combustível satisfatório.

 

Solução - Para assegurar essa operação de maneira contínua e satisfatória, limpe as velas e regule as folgas dos eletrodos a cada 3.000 km e troque-as conforme a especificação no manual do proprietário.

 

FIM DA VIDA ÚTIL

 

Problema - Dificuldade na partida. Perda de desempenho do motor e aumento de elementos poluentes nos gases de emissão.

 

Aspecto da vela - Folga dos eletrodos aumentada. Eletrodos arredondados.

 

Causas - A vela se desgastou normalmente e, nesse estado, provoca sobrecarga no sistema de ignição requerendo voltagem maior, além de aumentar o consumo de combustível porque sua vida útil acabou.

 

Solução - Coloque velas novas.

 

 

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