Escolher óleo para motor 2 Tempos
Com certeza muitos já se perguntaram no momento de comprar um óleo para o vosso motor 2 Tempos, "Qual o melhor óleo para o meu motor?"
Neste artigo explicamos como saber qual o melhor óleo para o seu motor mas antes vamos explicar para que serve:
Para que serve o óleo?
O óleo serve para crear uma pelicula entre 2 peças, evitando assim o seu contacto refrigerando-as ao mesmo tempo.
Que tipos de óleo há?
- Animal
- Mineral
- Sintético
Para a lubrificação de motores apenas se usam os minerais e os sintéticos.
Os primeiros derivam dos minerais e os segundos são artificiais.
Para um motor de origem ou pouco mexido, um óleo mineral é suficiente, no entanto para motores potentes, é melhor gastar um pouco mais de dinheiro e usar um óleo 100% sintético.
Os 2 Tempos são motores que pela sua construção, rodam a maior parte do tempo a altas rotações e por isso necessitam de uma boa lubrificação ( O óleo também faz de refrigerante).
Então o óleo mais apropriado para o motor 2 tempos, sem duvida alguma é um 100% sintético.
Os óleos regulam-se por normativas e directrizes de nivel internacional.
Para os 2 Tempos as mais conhecidas e usadas são as seguintes: JASO e API, que em geral vêm acompanhadas com inscrição de FX (FB ou FB no caso de JASO) e TX ( TB ou TC no caso de API). Quanto maior for x, melhor será esse óleo. Os mais comuns de encontrar são estes:
- JASO FB
- JASO FC e/ou API TB
- API TC
A norma com letra C supõe uma qualidade superior à B. Por norma, os óleos cujas normas acabam em B, apenas de devem usar e/ou recomendar para as motos coreanas (Hyosung, Daelim, Queing Road,...) dado nestas os padrões de qualidade serem menores que na Europa e resto do mundo.

Se tens uma Coreana, não tem problema usar um que acaba em B, mas se a tua moto for de qualquer outra parte do mundo, é melhor usar um óleo sem
dúvida que acaba em C (JASO FC ou API TC)
As especificações nomeadas vêm normalmente no verso da embalagem. ( Se não tiver, desconfie).
Deverá ainda ter em atenção o tipo de mistura que tem: Auto-lube, manual ou injector.
Há óleos que podem ser usados tanto com mistura automática como manual e outros óleos por serem mais denso apenas devem ser usado com mistura manual. Estes últimos por norma são óleos de competição e mais caros ( Ex: Motul 800).